Perfil de um arquitecto in “Mundo Universitário”

Numa altura em que a Arquitectura anda na ordem do dia (veja aqui ao que me refiro), encontrei no jornal gratuito “Mundo Académico” de 20 de Novembro (pp. 8) um perfil bastante interessante e bem escrito sobre um arquitecto.

O ante título “Na pele de um arquitecto” remete-nos para o género de que se trata: o perfil. De seu título “As cidades querem-se mais humanas”, este perfil centra-se mais nas opiniões do arquitecto do que no seu (re)nome por não se tratar de uma celebridade.

A linguagem utilizada pela autora Maria Seruya Cabral, é, conforme requerido por este género, uma linguagem mais livre, menos técnica e mais embevecedora, o que nos envolve na leitura. Estão são características que reconheço como importantes para não desmotivarem a leitura pois, afinal, trata-se do perfil de um anónimo. Notem-se, por exemplo, metáforas tão expressivas como: “Muitos lápis e compassos depois” [referindo-se ao tempo passado], “Jogo de paciência” [referindo-se a um projecto], “A menina dos olhos do projecto” [a propósito da parte criativa], “Cria-se uma imagem que se vai focando aos poucos até ganhar selo de qualidade para se materializar” [evolução de um projecto].

Neste perfil ouvimos a voz do próprio arquitecto, ele está no texto, nas ideias e nas citações.Também achei a caixa “A Saberdo fundo da página interessante. As questões ali colocadas são relevantes para o tema de que se trata e complementam as ideias do texto.

A organização visual da página (inteiramente dedicada a este perfil), também é, a meu ver, bastante apelativa. Elementos simbólicos como o lápis e o compasso complementam os outros elementos visuais num conjunto que resulta muito bem.Creio que este é um exemplo que desmistifica um pouco o fraco lugar comum em que os jornais gratuitos caíram. Aqui, a linguagem e o discurso utilizados, para além de cumprirem com os requisitos jornalísticos, revelam-se um tributo ao gosto-pelo-escrever.

Veja aqui a versão online.

Veja também:Página Inteira,Topo da Página,Fundo da Página

Anúncios

0 Responses to “Perfil de um arquitecto in “Mundo Universitário””



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: