Notícia no jornal Metro

“Percorrer quilómetros com apenas um toque”

Imagine que está a acenar a alguém em Lisboa, e que esse gesto é visto, ao mesmo tempo, por pessoas que estão a passar na rua no Porto e em Aveiro. Parece-lhe algo do futuro? Tem razão, mas de um futuro muito próximo.

Dentro de duas semanas o projecto “Touchpoint” vai estar disponível a qualquer curioso que queira ser artista por uns momentos e comunicar através de um simples toque.

Em simultâneo, será colocado numa montra de rua, em Aveiro, Lisboa e Porto, um dispositivo semelhante a um ecrã digital gigante, onde qualquer pessoa pode deixar ficar um desenho ou uma marca do corpo, que será transformado em pixéis.

“O ecrã tem um aspecto de pouca resolução para obrigar as pessoas a mover-se. A imagem é filtrada e enviada para todos os postos que estão on-line. É uma imagem descontextualizada. É só o gesto. O objectivo é não mostrar tudo”, explica o artista Mário Vairinhos, criador do “Touchpoint”.

Grafitti digital

As imagens, uma espécie de “grafitti digital”, são fixadas e tornadas disponíveis publicamente na rua, onde o “Touchpoint” está instalado.

O projecto vai estar disponível durante três semanas, entre as 9h e as 17h. “O facto de ser um projecto de dia é arriscado. Quando abrimos ao público vamos ter de colocar um toldo (por causa do reflexo nas montras). À noite havia o risco de vandalismo.”

A iniciativa, que está a ser desenvolvida há seis meses, pretende funcionar como uma memória dos gestos da cidade. “Isto quebra muito o gelo. É uma forma das pessoas começarem a falar entre elas.”

Mário Vairinhos experimentou 34 tecidos diferentes para fazer a tela do ecrã, mas foi o material de que são feitas as cortinas dos duches que mais lhe agradou. “Compra-se ao metro numa drogaria. Permite ganhar muita luminosidade.”

Touchpoint no estrangeiro

Nesta primeira fase, o projecto será divulgado apenas em Portugal, mas os olhos do artista estão já postos também em Barcelona.

Um dos objectivos é de demonstrar que o “Touchpoint” serve, não só para divulgar a vertente artística, mas também desenvolver a característica da comunicação. “Pode ser usado em instituições que queiram dinamizar espaços.”

De futuro, o “Touchpoint” poderá estar acessível 24 horas por dia e com imagens a cores. Para já, o ecrã “guarda 50 interacções”. “Quando há uma nova empurra as outras como uma pilha.”

As imagens criadas pelos toques ligam três cidades portuguesas. O projecto pode ser experimentado dentro de 15 dias.

 

Notícia de Rita Seabra Gomes, Jornal Metro no dia 9 de Novembro de 2006

 

Aqui está um bom exemplo, dentro da minha perspectiva, de um bom enquadramento do título da notícia e do “lead” com o restante texto.

 

Reparem como o título, “Percorrer quilómetros com apenas um toque”, capta imediatamente a atenção do leitor para a história. Revelando apenas o essencial, e deixando a “porta aberta” para a curiosidade do leitor.

Por sua vez o “lead” vem reforçar ainda mais essa curiosidade, dando pequenas indicações, sobre o que se trata esta notícia.

A jornalista elabora-o de um forma bastante perspicaz, que no meu ponto de vista mantém, ou talvez até, aumente o interesse, anteriormente provocado pelo título, para o continuar da leitura.

Isto é visível, através da frase: “Parece-lhe algo do futuro?”

A jornalista consegue desta forma estabelecer uma ligação com o leitor, e permitiu-lhe estabelecer uma relação com o parágrafo seguinte. Mantendo desta forma o leitor num “percurso” orientado, para aquilo que se quer contar nesta reportagem.

O restante texto mantém o mesmo rigor jornalístico mas, para mim, o título e o “lead” foram os aspectos dinamizadores desta história.

Apesar de se tratar de um jornal gratuito, o rigor e o profissionalismo mantêm-se.

Anúncios

0 Responses to “Notícia no jornal Metro”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: