“Um mundo chamado Santa Maria”

“Um mundo chamado Santa Maria” (Março 2006) é uma reportagem, acima de tudo, sobre a natureza humana. Sobre as pessoas que vivem ou trabalham entre as paredes daquele que é o maior hospital de Portugal. É isso que nos promete Ricardo Fonseca, “histórias de alegria e tristeza”, logo no lead.

Como é costume nas reportagens, o autor desta reportagem, publicada na Revista “Visão”, não nos faz um relato cronológico.

Há uma emotividade que desenrola a acção. A descrição pormenorizada (ex. “Os sacos em forma de bota estão pendurados num cordel, logo à entrada”) conduz precisamente a que o leitor se sinta mais próximo desta realidade, para o que também contribuem o uso do presente do indicativo e as múltiplas citações, saídas das bocas dos mais variados intervenientes. Há, assim, uma visão global daquele “mundo” que é o Hospital de Santa Maria.

A subjectividade da reportagem, à partida inaceitável na notícia, vive também nos adjectivos com que o repórter vai construindo o seu texto, ora caracterizando os protagonistas (“Teresa Bastos, mulher, magra e baixa, mas gigante em boa disposição”), ora os próprios cenários (“O ambiente é sinistro.” ou “Os cinco quartos […] são autênticas montras de sofrimento.”).

Ricardo Fonseca consegue tocar-nos sem, no entanto, nos esmagar. Fala de emoções, mas não cai no exagero fácil nem piegas. Fala dos mortos, mas celebra a vida. Sabe mostrar, com simplicidade e sem pretensões, o outro lado da vida no Hospital, contrapondo o seu “mau estado de conservação” à “gargalhada malandra” e aos sorrisos de quem o percorre diariamente.

A sua conclusão não vem encerrar a história das vidas no hospital. Traz consigo um novo início: um paciente morre e, dois dias depois, uma nova criança nasce. Como se aquele hospital fosse, de facto, “um mundo”, onde a vida se reinventa, dia a dia.

Leiam a reportagem em http://visaoonline.clix.pt/default.asp?CpContentId=330226

Anúncios

0 Responses to ““Um mundo chamado Santa Maria””



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: